Plano de Prevenção e Combate a incêndios: Qual a importância?

Se você está à frente de um empreendimento comercial precisa estar atento a documentos fundamentais para garantir o funcionamento do negócio. Um deles é o PPCI ou Plano de Prevenção e Combate à Incêndios.

Esse documento orienta todas as ações voltadas à prevenção e o combate de casos de incêndio na edificação. Trata-se de um instrumento de extrema importância para garantir a proteção ao patrimônio e a vida.

O PPCI é um documento com prazo de validade, elaborado por profissional qualificado e com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). É exigido por lei e fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros. 

No Plano devem constar todas as medidas e rotas adotadas em uma construção e identificar as ações a serem tomadas em casos de incêndio e outras situações de emergência. O objetivo é garantir que as pessoas possam deixar o local em plena segurança.

Se você é empresário ou empresária, precisa ficar atento à responsabilidade de criação e renovação desse documento seguindo sempre os prazos estabelecidos pelo Corpo de Bombeiros. 

Para que você fique por dentro do assunto, preparamos um conteúdo mais detalhado sobre ele. Confira a seguir.

 

 O que é o PPCI?

O PPCI é o Plano de Prevenção e Proteção de Combate a incêndio. Ele é baseado em um conjunto de ações que visam garantir a segurança das pessoas. 

Esse plano é exigido por lei e a sua fiscalização é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros que verifica as instalações e todas as implementações realizadas, a fim de analisar se seguem as exigências das normas vigentes.

O PPCI deve ser realizado por todos os tipos de estabelecimentos comerciais, residenciais ou industriais que necessitem do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). E ainda, para quem precisa obter o CLCB (Certificado de Licenciamento do Corpo de  Bombeiros). 

A elaboração do plano deve ser feita por um profissional habilitado, com formação superior e credenciamento no CREA, para estar apto a realizar a ART, conforme já citamos acima.

Esse profissional vai adotar e implantar todas as medidas de segurança que são necessárias para a prevenção de casos de incêndio. Posteriormente, o Corpo de Bombeiros irá analisar as medidas e caso atendam às exigências, fará a aprovação do documento.

Com o POCI aprovado, o órgão responsável fará a vistoria para verificar se as instalações estão de acordo com o previsto no documento. Neste momento, o Corpo de Bombeiros pode apontar a necessidade de novas medidas de segurança, determinando o prazo para que elas sejam executadas.

Os equipamentos a serem instalados em cada edificação serão determinados conforme o risco apresentado pelo local, a carga de incêndio e outros critérios que seguem as instruções técnicas.

Em geral, para que o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios seja válido, ele deve contar com as seguintes medidas e equipamentos:

  • Sistema hidráulico preventivo;
  • Saídas de Emergência;
  • Sistema de proteção por extintores;
  • Sinalização e iluminação de emergência;
  • Proteção contra descargas atmosféricas;
  • Instalações de gás combustível;
  • Sistema de detecção e alarme de incêndio.

 

 Qual a importância do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios?

O PPCI é um documento  que precisa ser tratado com grande seriedade por todos os tipos de estabelecimento, especialmente aqueles que contam com um grande fluxo diário de pessoas em suas instalações internas.

Além de ser necessário para conseguir o alvará de funcionamento do negócio, trata-se de algo extremamente importante para tornar o local seguro.

Ter um sistema eficiente de combate a incêndio é importante, mas tomar as devidas providências para prevenir situações de risco é fundamental para garantir a proteção à vida e ao patrimônio.

Ao elaborar o Plano de Prevenção e Combate a incêndios da sua edificação, considere os sistemas de detecção e alarme sem fio. Esses sistemas utilizam a tecnologia wireless, dispensando a necessidade de fiação.

Com isso, a instalação é muito mais rápida e não exige intervenções na infraestrutura. Além disso, a tecnologia permite o funcionamento mais rápido e eficaz do sistema, elevando sua segurança.

A Terafire é uma empresa que atua desde 2013 levando para todo o Brasil sistemas modernos, inteligentes e eficientes de detecção e alarme de incêndio sem fio.

Acesse o site e conheça nosso trabalho. Aproveite para solicitar uma cotação.