Se você é síndico ou administrador de condomínio e está com dúvidas a respeito da implantação do sistema de detecção e alarme de incêndio, então este artigo é para você.
Os condomínios são locais onde há um grande fluxo de pessoas diariamente e, portanto, precisam ter um sistema eficiente de detecção e alarme de incêndio para garantir a segurança dos moradores, visitantes, funcionários e outras pessoas que circulam pelo local.
Além da movimentação de pessoas, nos condomínios existem moradias, fluxo de veículos, sistema de iluminação, ampla variedade de equipamentos eletrônicos, etc. Com tudo isso, é extremamente importante contar com medidas preventivas e ter o laudo AVCB em dia.
É obrigação do síndico ou da administradora do condomínio trabalhar para reduzir os riscos de incêndio por meio da implementação de medidas de prevenção. Essas medidas incluem o treinamento de pessoal (brigada de incêndio) e a implantação de sistemas de prevenção e combate a incêndio.
Mas, como devem ser esses sistemas? Quais componentes eles possuem? Qual sua importância? A seguir, falamos mais sobre isso.
Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio é obrigatório para condomínios?
A resposta é sim. Todos os locais onde há um grande fluxo de pessoas devem contar com sistemas de detecção e alarme de incêndio. Nos condomínios, além da circulação de pessoas que ocorre diariamente, ainda existe a moradia, o que torna o sistema ainda mais importante.
Além de manter todos os cuidados necessários para manter o ambiente seguro e prevenir casos de incêndio, o condomínio precisa estar com o Laudo AVCB em dia. Esse documento é emitido pelo Corpo de Bombeiros após a vistoria do local e comprovou que o empreendimento atende às medidas exigidas pela lei.
O Laudo AVCB é necessário para que as empresas possam regularizar o alvará de funcionamento e é fundamental em casos de incêndio para que seja possível receber o seguro. Sem ele, a empresa pode enfrentar grandes problemas.
Como devem ser os sistemas de incêndio de condomínios?
Os sistemas de detecção e alarme de incêndio devem ser adaptados para cada local. Ou seja, cada tipo de condomínio vai ter o seu próprio sistema, personalizado de acordo com as características da edificação.
Dessa forma, as edificações maiores e mais complexas precisam de sistemas endereçáveis que conseguem identificar o local exato da emergência e do alarme acionado. Isso garante maior segurança em situações de incêndio, aumentando as chances de salvar vidas e reduzir perdas materiais.
Já os prédios que possuem estruturas menores, podem optar por sistemas convencionais que fazem a detecção da emergência por zonas. Porém, o mais indicado é utilizar o sistema endereçável e sem fio mesmo nestes locais, já que eles são escaláveis e podem ser expandidos facilmente em caso de expansão da edificação.
Uma solução moderna e eficiente garante que os focos de incêndio sejam identificados logo no início e que as devidas precauções sejam tomadas. Essa agilidade inicial é fundamental para garantir a preservação da vida.
Quais os componentes do sistema?
Em geral, os sistemas de detecção e alarme de incêndio para condomínios contam com a central de alarme, acionadores manuais, detector de calor, detector de fumaça, sirene de áudio e audiovisual, e outros componentes que podem variar de sistema para sistema.
Qual o sistema mais eficiente para condomínios?
Primeiramente, para que o sistema seja eficiente, é necessário que o engenheiro elétrico responsável pelo projeto considere todos os elementos necessários para o local.
Além disso, a instalação e o processo de manutenção do sistema devem seguir todas as orientações estabelecidas pelas normas vigentes para garantir seu pleno funcionamento e total eficiência.
Uma boa dica para garantir a aquisição de um sistema de detecção e alarme de incêndio para condomínios é a seleção de uma empresa de confiança e com credibilidade no mercado, como a Terafire.
A empresa atua desde 2013 fornecendo sistemas de detecção e alarme de incêndio para edificações de todo o Brasil. Nossos sistemas utilizam a tecnologia wireless e proporcionam muitas vantagens como rápida instalação, alto desempenho e escalabilidade.
Sem a necessidade de fios, não são necessárias intervenções na infraestrutura. Em caso de obras de ampliação da edificação, o sistema é facilmente expandido.
Além disso, devido a sua tecnologia inteligente é possível detectar com precisão o local do princípio de incêndio para que as medidas de segurança sejam tomadas de forma rápida.
Acesse nosso site e conheça mais sobre os sistemas da Terafire.